27 de junho de 2016

Jamie McGuire se Irrita com Pirataria pelo Wattpad no Brasil


                         O dia onde eu insultei o Brasil

Ontem, eu recebi um email do meu agente que parecia uma das muitas ofertas que recebo de uma editora para comprar os direitos internacionais de Something Beautiful. Esta oferta era do Brasil. Eu sempre tive um ótimo relacionamento com minha editora lá, Verus Editora. Eles até me convidaram para o Brasil há alguns anos para uma turnê para conhecer meus leitores.

Porém, este e-mail foi diferente. O que chamou a atenção foi a palavra "Wattpad". Não houve qualquer oferta, em vez de uma expressão de hesitação. Something Beautiful é uma novela, e alguém tinha traduzido sem minha permissão e, em seguida, publicou no Wattpad. A editora estava preocupada com os números de vendas, e sobre pagar o que eles pagaram no passado para os meus romances, porque as vendas provavelmente seriam afetadas devido a esse começo, de liberação não oficial.

Aqui está a verdade: eles estão certos. A preocupação da editora é válida. Quantas vezes eu ouvi "Eu li o PDF em primeiro lugar, então eu comprei o livro", os números só não refletem isso, e aqui temos a prova. A pirataria tem afetado os números de vendas até o ponto onde os editores estão hesitantes em comprar os direitos de tradução de um livro que já foi (no entanto mal) traduzido e publicado ilegalmente online. O ponto crucial é que a editora atua no ramo para ganhar dinheiro, e se as pessoas estão lendo de graça, eles não fazem dinheiro. Faz sentido para eles de não pagar o preço total para um romance ou novela já existente (um que eu coloco apenas tantas horas como os meus outros). Mas não pagar o preço cheio significa que eu já não posso fazer o meu sustento uma vez que eu estava fazendo na escrita. Isso torna mais difícil para me colocar para fora mais livros.

Você vê a causa e efeito? É real. Não importa quanto deseja se desculpar o seu "querer", não é uma "necessidade", e que o direito será, no final, afeta a disponibilidade de livros, até mesmo para aqueles que apoiam e se envolvem em pirataria.

A questão é - se o editor pagar mais por um livro que não pode vender também devido à pirataria? Ou eu ter menos dinheiro para um livro que eu trabalhei tão duro em causa daqueles que insistem que não têm outra escolha a não ser lê-lo de graça?

A resposta? Nenhuma delas. Eu me recuso a ter menos dinheiro por causa da pirataria. Os editores não devem ter menos dinheiro por causa da pirataria. Isso significa que meus livros não estarão disponíveis no seu país. Claro, você pode obter uma tradução de merda na internet, e pode ou não pode estar relacionada com um vírus. É isso mesmo que você quer?

Deixe-me esclarecer a minha declaração original:



"Brasil, uma grande lição em relação a pirataria e traduções não oficiais publicadas no Wattpad: há uma grande chance de Something Beautiful não ser publicado no seu país, porque alguém decidiu postar uma tradução não oficial no Wattpad. PARE A PIRATARIA, e PARE de publicar traduções não oficiais. Vocês estão sofrendo o começo do que pode ser muito provavelmente o fim da disponibilização dos meus livros em seu país. Wattpad, pare de permitir a violação de direitos autorais em seu site. Isso pode estar começando a custar para os autores muito dinheiro."

A descrição acima é um anúncio. Se você olhar para anúncios passados para o Brasil, abordando qualquer coisa a respeito da editora brasileira, eu sempre começo com "Brasil". O que estou tentando transmitir é que ao longo dos anos e muitas vezes eu ouvi uma infinidade de desculpas para a pirataria, estamos agora vendo o que poderia tornar-se uma tendência. Se você traduzir os livros cedo, ele vai afetar as vendas. Período. É matemática simples.

Eu comprei o livro depois de ler o PDF

Sejamos honestos. Nem todo mundo que lê o PDF compra o livro mais tarde. Vamos ser generosos e dizer que um quarto das pessoas que adquirem o PDF ou lêem um dos primeiros, tradução ilegal compra o livro depois. O editor não pode recuperar o dinheiro com isso. Os números de vendas vão para baixo. A editora percebe que não é um retorno em seu investimento. Eles param de comprar os direitos. Você não pode argumentar com isso. Ele está sendo considerado pela editora brasileira neste momento.

No passado, os autores têm fundamentado que aqueles que baixaram livros ilegais não teria pago, de qualquer maneira. Eu já disse isso a mim mesma. Eu vi os livros gratuitos em sites de pirataria. Os ladrões nem sequer olham para ver se eles podem pagar o livro antes de baixar. Mas nós olhamos para o outro lado por tanto tempo, a pirataria se tornou tão prevalente que os editores estão se perguntando se eles podem competir.

Você já não escreve por amor, você escreve por dinheiro.

Você trabalha de graça? Ao longo das últimas 24 horas, eu já tenho diversos leitores me dizendo que eu sou "gananciosa" e "repugnante" o que eu não sou. Eu estou disposta a apostar que eles não fizeram isso, qualquer um, mas ainda assim, eu não tomo isso como um comentário malicioso. As pessoas realmente não entendem o negócio da publicação. Deixe-me dizer-lhe: não um dos seus favoritos, cobiçadíssimos autores escrevem de graça. Podemos, por vezes, oferecer pequenas obras gratuitamente no Wattpad ou como romances digitais ou contos, mas a escrita é a nossa paixão e nosso trabalho. Temos famílias. Nós pagamos as contas. Passamos a maior parte do nosso tempo escrevendo para continuar a dar-lhe as histórias que você ama. Nós escrevemos ou voltamos para um trabalho de 9 às 17 horas todo dia. Não podemos colocar para fora 5 livros por ano para você e também trabalhar para um trabalho que vai nos pagar de forma justa. E se você está envolvido ou apoiando a pirataria, você não está. Você não está pagando-nos bastante. Você está forçando-nos a escolher à ganhar dinheiro de uma forma diferente. Isso significa menos livros para você que você ama. Portanto, você não pode discutir ou explicar. É causa e efeito, e isso está acontecendo.

Livros são caros.

Sim, e em vez de ir a um trabalho diferente, eu me sento em casa e escrevo para você. Eu pago por uma capa, e editor, e formatador e marketing. Autores merecem ser pagos para o nosso tempo assim como você faz quando você vai trabalhar todos os dias. Não é apenas uma arte, é um negócio. É tão humilhante e desrespeitoso para você exigir nós trabalharmos de graça. Nada é de graça. Alguém paga.

Temos que esperar muito tempo por seu livro.

Eu estive esperando pelo o filme Procurando Dory por onze anos. Eu estive esperando para o filme Tarzan sair durante um ano, mas eu esperei. Eu não tento encontrar uma versão de merda que vazou online. Eu quero a experiência de vê-los da melhor maneira no cinema. Eu esperei um ano para cada filme de Harry Potter. Eu espero por cada nova temporada de The Walking Dead e Game of Thrones. Você também. Espere pelo os nossos livros, não os roube. Sua impaciência não é uma desculpa para roubar.

A pirataria fez com que ficasse famosa.

Eu não quero ser famosa, quero ser bem-sucedida. Há uma enorme diferença. Se você está roubando meus livros, eu não quero você como um leitor. Eu não quero você como um fã. Eu não estou nervosa ou envergonhada de admitir isso. Porque se você está roubando de mim e, depois dizendo a seus amigos, você provavelmente está dizendo-lhes como você lê minhas histórias de graça, também.

Como você ousa punir / culpar todo o país para o ato de uma pessoa.

Primeiro, eu não estava culpando um país inteiro. Eu estou culpando a pirataria. Eu estou culpando o Wattpad por fechar os olhos para a pirataria. Eu estou abordando um país de leitores, um país cujo editor expressou preocupação sobre a compra de direitos futuros de tradução por causa da pirataria. Estou mostrando os leitores do Brasil (a quem eu frequentemente abordo como "Brasil" ao fazer um anúncio para os leitores brasileiros) que poderia acontecer se eles não veementemente condenam a pirataria qualquer vez que o vir, se eles não pararem de desculpar a pirataria e, se eles não mudam a sua perspectiva sobre a pirataria. Está acontecendo. Aceitem ou não, mas acabará por afetar-nos a todos.

Em segundo lugar, não é o ato de uma pessoa. Se assim fosse, não seria uma preocupação de uma grande editora. Isso está acontecendo tantas vezes que eu tenho trabalhado com o Wattpad por seis meses, mesmo indo tão longe quanto criar uma conta e, em vez de escrever um livro pelo o dinheiro, eu escrevi um livro de graça, Endlessly Beautiful, tentando orientar os leitores em direção a minha a página oficial em vez da pirataria e traduções ilegais. Entrei em contato com o Wattpad inúmeras vezes sobre a violação de direitos autorais. Eu relatei dezenas de contas contendo as minhas obras, ou links para sites de pirataria contendo meu trabalho. O Wattpad tem conhecimento da situação por meses, e não fizeram nada. Por que permitir que qualquer título correspondente com o meu nome em qualquer conta, mas a minha? Quando eu estava na faculdade, os nossos papéis foram examinados com um programa on-line simples antes que nós fomos autorizados a transformá-lo. Por que não é o Wattpad fazendo isso? E este é apenas um site. Um que não é visto como um site de pirataria, mas considerado "legítimo". Autores ficam com raiva no início, e, depois eles percebem, não importa quanto tempo que passamos na luta contra a pirataria, é uma batalha perdida. Nós desistimos de relatórios depois de um tempo, e temos outros empregos para sustentar nossas famílias, e nós escutamos os leitores reclamar por ter de esperar três, seis, nove, 12 meses para o próximo livro. Estamos nos afogando. Poderíamos passar um mês inteiro, ou seis meses à pirataria, e ainda não fazer uma diferença. Precisamos de você para estender a mão e condená-lo, em vez de apoiá-lo. Mensagem aos responsáveis, oprima-os com as queixas. Relate para o site (se é como o Wattpad) e para o Google. Denúncia de sites de pirataria para o Google. Fale para fora contra o Wattpad. Envie a eles e-mails. Recuse-se a usar o seu site até que tomem medidas para proteger seus autores. Sim, nós somos o seu. Nós somos seus favoritos. Precisamos do seu apoio para prosperar em nossas carreiras. Repare que eu disse apoio. Suporte é o oposto de roubar. Precisamos da sua proteção.

Esta é a parte onde vemos os leitores hesitar. Nós amamos ler, e é mais fácil de ler de graça do que esperar, ou falar e fazer a coisa certa. Não nos diga que você nos ama e nossas histórias de amor e depois se envolve com ou apoia o inimigo. Apoiar-nos, não a pirataria. Apoiar as histórias que você ama. Seja paciente. Compre o livro. Pare de dar desculpas. Não permita que outros arranjem desculpas. Não permita que outros roubem e não fale contra ele.

Não podemos dizer que não faz mal a ninguém mais.





Sem comentários: