25 de janeiro de 2015

Resenha: Crepúsculo - Stephenie Meyer

Livro: Crepúsculo (Twilight)
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 355
Compre: Amazon | Submarino | Saraiva 

Sinopse: Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de Forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida da uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, voz hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio. O que Bella não percebe é que quanto mais se aproxima dele, maior é o perigo para ela e para os que a cercam. E pode ser tarde demais para voltar atrás...



"Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, 
disse Deus: Não comereis dele, 
Nem nele tocareis
Para que não morrais."
Gênesis, 3:3

Depois que a mãe de Isabella Swan se casa novamente, ela decide ir morar com o seu pai em Forks - uma cidadezinha que vive sobre uma constante camada de chuva, e sair do clima quente do Arizona. No primeiro dia de aula, Bella encontra Edward Cullen, um cara lindo mas misterioso que vive no mundo dele e dos irmãos, sem se comunicar com mais ninguém da escola. Depois de uma troca de olhares durante o almoço, Bella encontra Edward mais uma vez na aula de biologia e ainda por cima sente ao lado dele - durante toda aula, ela não entende o porque dele ficar tão distante e ficar prendendo a respiração como se algo estivesse cheirando ruim. 

Mal sabia ela, que Edward escondia um segredo obscuro que ninguém nunca descobriu ou desconfiou. Depois de alguns dias com Edward, Bella percebe que ele esconde algo e está determinada a descobrir o que é. 

Quando Jacob Black - um amigo de infância de Bella - lhe conta sobre algumas lendas antigas Quileutes sobre os Cullen, ela finalmente descobre qual é o segredo assustador e sombrio que Edward e sua família escondem a décadas. Os Cullen são vampiros. A história de Bella e Edward, está apenas começando com a descoberta desse segredo. 


"De três coisas eu estava convicta. 
Primeira, Edward era um vampiro. 
Segunda, havia uma parte dele - e eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue. 
E terceira, eu estava incondicionalmente e irrevogavelmente apaixonada por ele."

Para falar a verdade, quando a minha amiga me contou de Crepúsculo e falou para eu assistir ao filme, não quis. Uma história de amor entre um vampiro e uma humana, para mim, parecia uma coisa idiota, sem sentido e que eu não ia gostar. Ela falou tanto que acabei assistindo ao filme e fiquei encantada com a história. 

Veio 2009 e com isso o lançamento de Lua Nova, e lá estava eu, na estreia doida para ver o filme. Ta tudo indo bem, até que "Casa comigo, Bella" e o filme acaba! Tipo, não pode! Volta, ta faltando um pedaço. E aguenta coração até junho de 2010. Eclipse já foi algo mais tranquilo de assistir, porém quando o filme acabou eu fiquei "e agora? Não da pra esperar até ano que vem pra saber o resto."

Fiquei com isso na cabeça um tempo, até que virei pra minha mãe e pedi o livro de Amanhecer. Ela se assustou porque eu odiava ler, odiava mesmo, mas como uma boa mãe, foi lá e comprou. Sentei feliz com o meu livro e devorei ele em dois dias! Depois dessa maratona louca de Amanhecer eu peguei os outros livros para ler, e... 


"Nunca pensei muito em como morreria - embora nos últimos meses tivesse motivos suficientes para isso -, mas, mesmo que tivesse pensado, não teria imaginado que seria assim. (...) Sem dúvida era uma boa forma de morrer, no lugar de outra pessoa, de alguém que eu amava. Nobre, até. Isso devia contar para alguma coisa." 

Crepúsculo eu simplesmente me apaixonei, foi amor a primeira vista <3 Comecei a me ver ali, no lugar da Bella, querendo saber quem era aquele cara, porque ele agia daquela maneira, qual era o segredo obscuro dele sim, já tinha visto o filme, mas e emoção é a mesma não importa que você saiba a verdade ;D 

A Stephenie Meyer foi a primeira autora que eu me apaixonei de verdade. Que eu sentava para ler porque gostava e não porque estavam mandando. A forma como ela narra a história e acima de tudo, o que ela pensou para o enredo, me fizeram ver tudo de uma maneira completamente diferente. 

Você ai que está lendo essa resenha e só assistiu o filme e já saiu criticando Crepúsculo, da uma parada e lê os livros. Sem brincadeira, senta e lê de verdade, não pensa que vai odiar. Pensa que é um livro normal e vai. Irá ter uma visão totalmente da que tinha antes. O livro é milhões de vezes melhor que o filme em diversos ângulos e as duas coisas completam a outra. 

Crepúsculo não é um livro que todos vão amar, já que junta romance e ficção ainda mais com esses "vampiros diferentes". Mas pelo menos deveriam dar uma chance antes de julgar. Deem a chance da Stephenie encantar vocês com esse mundinho dela, lindo e maravilhoso. 

"- Olhe - eu disse. - Eu o amo mais do que qualquer coisa no mundo. Isso não basta? 
- Sim, basta - respondeu ele, sorrindo. - Basta para sempre.
E ele se inclinou para encostar os lábios frios mais uma vez no meu pescoço."

Enfim, Stephenie Meyer conseguiu combinar sensualidade, mistério, romance e fantasia em uma maravilhosa trama de suspense, romance e ficção cientifica. Tremendamente sedutor, Crepúsculo mantém seus leitores ligados até a última página.

Outras edições: