26 de janeiro de 2015

Resenha: Lua Nova - Stephenie Meyer

Livro: Lua Nova (New Moon)
Autor: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
Páginas: 401
Compre: Amazon | Submarino | Saraiva 

Sinopse: Para Bella Swan, há uma coisa mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Mas estar apaixonada por um vampiro é ainda mais perigoso do que ela poderia ter imaginado. Edward já resgatara Bella das garras de um mostro cruel, mas agora, quando o relacionamento ousado do casal ameaça tudo o que lhes é próximo e querido, eles percebem que seus problemas podem estar apenas começando...






"Estas alegrias violentas têm fins violentos 
Falescendo no triunfo, como fogo e pólvora 
Que num beijo se consomem." 
Romeu e Julieta, Ato II, Cena VI 

Agora, completando 18 anos, Bella decide que quer se uma vampira e viver o resto da eternidade junto ao seu amado - mas Edward não quer isso a ela. Mesmo assim ela não desiste e continua insistindo para que ele a transforme. Quando Alice decide fazer uma festa de aniversário a Bella, as coisas complicam na casa dos Cullen. Ela se corta ao tentar abrir um embrulho e Jasper perde o controle por um momento e tenta matar Bella, o que faz com que todos os Cullen - principalmente Edward - repensem sobre o significado de uma humana vivendo ali. 

Por causa disso, Edward vai embora de Forks, com a desculpa de que ele não a ama mais - com isso Bella entra em uma depressão profunda. Passando meses em frente a sua janela, sem comer, sem dormir direito e tendo pesadelos todas as noites e ouvindo Possibility da Lykki Li - seu pai decide que é melhor ela voltar a morar com a mãe, para ver ela melhora. Mas ela não quer isso, pois no fundo ainda tem esperanças de Edward voltar. 

Depois de sair do cinema com Jéssica, Bella encontra alguns caras que fazem lembrar quando ela estava em perigo e Edward veio e a salvou. Com isso na cabeça, ela vai na direção deles e acaba se assustando quando o Edward aparece na sua frente e diz para ela voltar que é perigoso. Bella entende que para ver Edward novamente, ela precisa estar cara a cara com perigo, e isso faz com que ela recorra a Jacob Black - seu melhor amigo de infância. 

Bella e Jacob começam a passar muito tempo juntos, fazendo com que Bella não fique o tempo todo pensando em Edward e a deixa um pouco melhor. Mas isso não dura muito. Jacob começa a passar por problemas e se afasta da amiga. Sozinha novamente, Bella vai atrás da campina onde ela e Edward passaram um tempo juntos e encontra Laurent. Quando ele está prestes a matar ela, lobos enormes surgem da floresta e Bella escapa com vida. O que ela não sabe, é que esses lobos são pessoas bem próximas a ela. 


"Parecia que eu estava presa em um daqueles pesadelos apavorantes em que você precisa correr, correr até os pulmões explodirem, mas não consegue fazer com que seu corpo se mexa com rapidez suficiente. (...) Mas isso não era um sonho, e, ao contrário do pesadelo, eu não estava correndo para salvar a minha vida; eu corria para salvar algo infinitamente mais precioso. Hoje minha própria vida pouco significava para mim."

Depois do enorme sucesso de Crepúsculo, Stephenie Meyer volta com ainda mais adrenalina e romance em seu segundo livro: Lua Nova. 

Em Crepúsculo, Edward salva Bella das garras de James. Mas em Lua Nova a história se inverte. Depois de quase que o livro inteiro fora uma droga isso, Edward reaparece - mas ele está em perigo. Alice e Bella vão até a Itália, para salva-ló dos Volturi. 

A maior parte de Lua Nova é meio parado. Por causa da depressão que a Bella passa quando Edward vai embora se bem que no livro é bem melhor porque são apenas quatro páginas com o nome dos meses, as coisas ficam meio paradas depois. Elas finalmente voltam a dar mais emoção quando Bella e Jacob passam um tempo juntos, onde ela deixa de ser "depressiva" e volta a ter um pouco de vida. 



"Eu sabia que nós dois corríamos um risco mortal. 
Ainda assim, naquele instante, eu me senti bem. Inteira. Pude sentir meu coração batendo no peito, o sangue pulsando quente e rápido por minhas veias de novo. Meus pulmões encheram-se do doce aroma que vinha da pele dele. Era como se nunca tivesse havido um buraco em meu peito. Eu estava perfeita - não curada mas como se nunca tivesse havido ferida."

Stephenie Meyer, mais uma vez transformou a ideia de que tínhamos de vampiros - só que dessa vez com os Volturi. Um clã muito antigo, com leis bem rígidas e alguns jeitos estranhos. Ela também faz uma transformação incrível com os lobisomens que aparecem oficialmente pela primeira vez. 

Outras edições: 
  


Confira a resenha de Crepúsculo aqui